Você sabia que a banana nanica auxilia no bom humor? Confira os benefícios

Que a banana é considerada de preferência nacional e não pode faltar na mesa dos brasileiros todos já sabem. Mas você sabia que a banana nanica auxilia a manter o bom humor? De acordo com a nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Sizele Rodrigues, a fruta é rica em triptofano e vitamina B6, que agem como estímulo para a serotonina, um neurotransmissor que atua regulando o humor, ou seja, ela relaxa e deixa a pessoa bem humorada, sendo indicada para pessoas que sofrem de depressão.

Com alto valor nutricional, a banana nanica é rica em carboidrato e muito famosa por ser fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial. Outra informação que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofas e antepastos.

Mas por que ela é chamada de banana nanica se é maior que a banana maçã?

Explicamos: o nome “nanica” se deve ao tamanho da bananeira – ela é de estatura baixa – que produz esta variedade desta fruta originária da Ásia, que se deu muito bem em terras brasileiras. Essa bananeira pode ser pequena em altura, mas é uma verdadeira campeã quando se trata de produzir frutos: cada cacho pode ter até 400 bananas, que pode chegar a pesar quase 45 quilos!

Medindo cerca de 15 a 24 centímetros, a cada 100 gramas a banana nanica traz cerca de 90 kcal, e é muito indicada para ser consumida por atletas por sua alta concentração de potássio o que previne câimbras e ser perfeita para baixar a pressão arterial, e portadores de diabetes, devido ao seu baixo índice glicêmico, apesar de ser mais doce e mais rica em açúcar que as outras variedades da fruta.

Confira outros benefícios da banana nanica:

– Suas fibras ajudam a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes. Além disso, acalma o estômago e ajuda na digestão.

– Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço, garantir saciedade por mais tempo e melhorar a sensação de bem estar.

– Possui o cálcio, as vitaminas A, C (ambas geram energia), B1, B2, B6 e B12 – que acalmam o sistema nervoso-, o magnésio, o ferro – que estimula a produção de hemoglobinas, ajudando quem sofre de anemia -, o ácido fólico, os açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) que com a junção das fibras também geram energia.

– É fonte de inulina,  um tipo de fibra solúvel não digerível, considerada um prebiótico natural, ou seja, substância que ajuda na proliferação das bactérias boas presentes no intestino.

– Tira os efeitos da nicotina e combate a insônia.

– A banana verde pode ser ingerida! Além de ser um alimento ativador, previne doenças e reduz o colesterol. Pode ser consumida como farinha ou por meio da biomassa, que é muito fácil de fazer. É só cozinhar seis bananas com as cascas numa panela de pressão por quinze minutos e bater no liquidificador até virar uma espécie de purê. Pode ser ingerida junto ao feijão, a sopas, a vitaminas e a sucos.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
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