Tomate faz mal para quem tem gastrite? Saiba os mitos e verdades desse alimento

O tomate é um dos alimentos mais benéficos para a saúde por ser rico em vitaminas e antioxidantes, como o licopeno. Mas, entre tantos nutrientes e vantagens, será que você sabe o que é mito ou verdade sobre esse alimento?

Para esclarecer as dúvidas em relação ao tomate, segue uma lista com 6 mitos e verdades sobre o alimento. Ele é mesmo uma fruta, por exemplo? E procede a informação de que o seu consumo faz mal para quem tem gastrite? Confira!

1. Tomate faz mal para quem tem gastrite? Verdade!

Por causa do seu alto teor de acidez, o tomate deve, sim, ser evitado por pessoas que sofrem com problemas de gastrite. O alimento em si até pode ser consumido com moderação, mas o molho deve ser substituído por outras opções por ser ainda mais ácido e aumentar as chances de irritação da parede do estômago.

2. Semente de tomate pode causar pedra nos rins? Mito!

Muita gente come tomate com muito cuidado, separando bem as sementes, tudo porque acreditam que elas podem causar pedras nos rins. No entanto, isso não é verdade: o aparecimento de doenças renais nada tem a ver com o consumo da semente. O risco só aparece para quem já tem o problema na região, já que elas podem se transformar em pedras por causa da substância chamada de oxalato de cálcio presente no vegetal.

3. Tomate protege contra o câncer de próstata? Verdade!

Estudos comprovam que o tomate pode ajudar a prevenir o aparecimento do câncer de próstata – e ainda outros tipos, como o de mama, pulmão, esôfago e pele. Isso porque, em sua composição, ele conta com a ação do antioxidante licopeno, que cria uma barreira de proteção no organismo por impedir a ação dos radicais livres.

4. O açúcar tira a acidez do tomate? Mito!

Por falar em acidez, é mito a informação de que basta adicionar um pouco de açúcar para resolver o problema. O ingrediente doce apenas dá uma aliviada no sabor ácido, mas não torna o tomate liberado para quem sofre com gastrite ou qualquer outra complicação em que alimentos com essa característica devam ser evitados. Para neutralizar essa acidez, a dica é adicionar um pouco de fermento em pó ou bicarbonato de sódio.

5. Tomate é fruta? Mito

Uma das maiores dúvidas em relação ao tomate é se ele é fruta ou legume – com um maior número de pessoas acreditando na primeira opção. No entanto, nenhuma das duas opções está certa: ele é, na verdade, um fruto! Esse termo é usado para definir hortaliças que tem a função de proteger as sementes e que não são doces – como é o caso das frutas.

6. Tomate pode ser aliado de diabéticos? Verdade

O tomate também ajuda a diminuir o risco de diabetes por ter um mineral chamado cromo em sua composição. Além de aumentar a sensação de saciedade no organismo, esse componente controla a glicose e previne a doença por regular os níveis de açúcar no sangue.

Fonte:

Conquiste Sua Vida