Oportunidades > Familia, Oportunidades

RS: mostra da viticultura cresce e impulsiona cadeia produtiva em Camaquã

Após o sucesso da primeira e segunda edições da Mostra da Viticultura, os produtores, Prefeitura, secretarias municipais da Agricultura e Abastecimento e do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Emater/RS-Ascar, Afubra, Sicredi e Sebrae decidiram fazer a terceira edição do evento, que ocorrerá a partir de hoje, dia 28 de janeiro, na praça Zeca Neto, em Camaquã. A Mostra ocorre também amanhã, dia 29 de janeiro, das 10h às 18h, com a presença de dez agricultores familiares, que estarão vendendo a fruta, produtos beneficiados, como sucos, cucas, geleias, pães, e de quatro artesãos.

Segundo dados da Emater/RS-Ascar de Camaquã, na primeira edição foi comercializada mais de uma tonelada de frutas in natura, enquanto que na segunda, 1,5 toneladas. A expectativa neste ano é que nestes dois dias haja um aumento significativo na venda.

Camaquã possui dez produtores que cultivam uva bordô (suco e consumo in natura), niágara branca e niágara rosa (consumo in natura), variedades que mais se adaptaram à região.

Conforme o extensionista da Emater/RS-Ascar em Camaquã, Emerson Portes, nesta safra ocorreu um aumento significativo na área plantada, que passou de 5,3 hectares para quase dez.

Apesar das adversidades climáticas no início da floração (noites frias), no transcorrer do ciclo o clima se mostrou favorável ao cultivo no município e há boas estimativas relacionadas à qualidade das uvas, favorecidas pelos dias ensolarados durante a fase de frutificação, conferindo maior doçura e sabor à fruta e agradando o mercado consumidor.

Portes destaca que o evento é realizado para potencializar o escoamento da produção e incentivar o consumo.

Fonte: Agrolink