Oportunidades > Familia, Oportunidades

Reino de Agrus: Educadora que revolucionou a alfabetização no país será inspiração de episódio

A personagem principal escolhida pelo público, por meio de votação online, para ser a inspiração para a protagonista do terceiro episódio do “O Reino de Agrus”, é a educadora Branca Alves de Lima (1911-2001), que obteve a maioria dos votos. A professora foi a criadora da Cartilha Suave, método de ensino visionário que, em 50 anos, alfabetizou mais de 40 milhões de brasileiros.

O terceiro episódio do audiobook, idealizado pelo Movimento Todos a Uma Só Voz, pretende homenagear os profissionais da educação. “O conceito deste episódio é homenagear os profissionais da educação que, assim como os produtores rurais, merecem ser valorizados pela dedicação às suas respectivas funções”, explica a coordenadora do Movimento, Isabel Araujo.

Ainda de acordo com Isabel, além de valorizar e homenagear esses profissionais, a ideia é também motivar os professores a ajudarem a levar informações corretas sobre o Agro para a sala de aula.

As páginas da cartilha Caminho Suave continham um sistema de ensino prático: sempre havia uma indicação para o aprendizado por meio da imagem. A letra “a” estava inserida no corpo de uma abelha, a letra “b”, na barriga de um bebê e assim por diante.

Concorrentes

Branca concorreu com as educadoras Heley de Abreu Silva Batista (1974-2017), que ficou na segunda posição e Antonieta de Barros (1901-1952), que ocupou o terceiro lugar na preferência do público. Heley foi pedagoga e tinha como principal propósito a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência. Antonieta foi professora, primeira mulher a ser deputada estadual e a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular.

“O Reino de Agrus”

“O Reino do Agrus” narra o cotidiano dos personagens desse reino e as suas atividades na busca de ajudar o povo com soluções que são originadas do Agro. No primeiro capítulo, o audiobook introduziu a estória e contou sobre o estranho sonho do Rei Amós, um líder responsável e muito cuidadoso com seu povo.

No segundo capítulo, o assunto gira em torno da sustentabilidade e debate sobre como preservar os recursos naturais do Reino, os cuidados com o meio ambiente e maneiras sustentáveis de boas práticas ambientais e de bem-estar animal. Confira o primeiro e o segundo episódios disponíveis no link: https://todosaumasovoz.com.br/site/o-reino-de-agrus