A uva passa é um fruto seco, tipicamente encontrado nos jantares de Natal e Ano Novo, tanto nas casas brasileiras, quanto nos demais países. Apesar de tradicional, o alimento divide muitas opiniões, principalmente nas festas de fim de ano. Há quem ame-a e quem a odeie.
Gostando ou não, a uva passa é uma tradição nas ceias de final de ano desde os romanos, isso porque eles guardavam frutos secos e sementes para que tivessem alimentos no inverno e, muitas vezes, o fruto era visto como alimento da elite.
Mesmo com a chegada do cristianismo e a troca de feriados pagãos pelos cristãos, a uva passa se manteve firme e forte sendo protagonista nas ceias em tempos de festividade.
A uva passa tem duas variações: a preta e a branca. A uva preta possui mais flavonoides do que a branca, mas a principal diferença entre elas é seu sabor. Em quesito saúde, a uva preta se destaca.
Como é produzida a Uva passa?
Aqui no Brasil não temos produção de uva passa, mas o nosso vizinho, o Chile, é a principal origem do fruto consumido no nosso país, já que é um país de clima predominantemente quente, mas que tem o frio necessário para o desenvolvimento da uva.
A sua produção ocorre por meio da secagem da uva tipo Thompson Seedless.
Na hora da colheita e da seleção das uvas que serão vendidas, as frutas fora de padrão, com defeitos ou que não chegaram ao peso ideal, são selecionadas para a secagem (mas isso não quer dizer que elas estão estragadas, apenas que não atingiram as metas). É feito então o processo de desidratação do fruto pela exposição ao sol, sem utilizar quaisquer maquinários e ocorre de 2 a 3 semanas. Seu preço é cerca de 30% maior do que do fruto natural.
Mas Afinal, você sabe os benefícios do fruto?
É um alimento repleto de benefícios, além de ser livre de gordura e colesterol, previne o envelhecimento, mantém os níveis de açúcar no corpo, é fonte de ferro, cálcio, fortalece nosso sistema nervoso, ossos e até dentes. Por ser calórica, auxilia na perda de peso, pois gera energia e ainda regula a acidez do corpo. Rica em polífonos, ela contribui na prevenção do Câncer, Parkinson e Alzheimer.
Sua eficácia para a saúde não para por aí, além de todos os benefícios citados, ela também é ótima para a regulação intestinal: Por ser rica em fibras ela tem efeito laxativo, ótima para quem tem o intestino preso.
Poucas pessoas sabem, mas a uva passa é um ótimo estimulante sexual, isso porque possui um aminoácido chamado argina que estimula a libido do ser humano.
Mas tudo em exagero faz mal, correto? Com o fruto seco não é diferente: vale ressaltar que a uva passa deve ser consumida com moderação. Apesar de ser muito benéfica à saúde, o alimento possue mais açúcares do que uma uva comum e quatro vezes mais calorias.
Depois de todos os benefícios que você leu, dá até vontade de fazer uma receita com uva passa né? Separamos duas para você colocar de uma vez o ingrediente nas ceias de fim de ano:
Arroz com Uva Passa
Um clássico das ceias de Natal.
Você vai precisar de:
Modo de preparo:
Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite, em seguida, acrescente o arroz já lavado e o refogue novamente.
Acrescente água, de preferência morna, até cobrir o arroz e coloque sal a gosto.
Adicione as uvas passas e misture bem.
Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até toda água secar.
Desligue o forno e pode servir!
Cuscuz de Uva Passa
Numa panela, leve a água ao fogo alto. Enquanto isso, coloque numa tigela o cuscuz marroquino, misture o sal e as passas.
Quando a água ferver, regue sobre o cuscuz. Misture o azeite rapidamente e cubra a tigela com um prato. Deixe hidratar por 5 minutos. Solte o cuscuz com um garfo e sirva a seguir.