Por que o ovo de chocolate simboliza a Páscoa?

O primeiro domingo após o equinócio de primavera-outono marca um dos feriados mais amados no mundo, a Páscoa. É comum presentear entes queridos com um ovo feitos de chocolate, mas você sabe como surgiu essa tradição?

O que é a Páscoa?

Simbólica para muitas culturas, a data, primordialmente, era uma comemoração para a Deusa Ostara e o equinócio de primavera no dia 21 de março, que representava renovação e o equilíbrio da mudança de estações.  No judaísmo, o feriado comemora a libertação do povo hebreu da escravidão, mas o cristianismo foi quem deu um novo significado a Páscoa, comemorando a ressurreição de Jesus Cristo e marcando o fim da quaresma.

Os ovos de Páscoa nem sempre foram feitos de chocolate, sabia?

O povo persa acreditava que o mundo surgiu de dentro de uma casca de ovo, por conta disso, muitas civilizações do mediterrâneo o consideravam sagrado. Os ovos de galinha eram então decorados com pinturas que remetessem a natureza e seus fenômenos e utilizados como decoração.

Como também é um símbolo da fertilidade, era comum que camponeses dessem ovos cozidos e decorados como representação de abundantes colheitas.

Entre as mulheres medievais, a troca de ovos era feita entre aquelas que tinham o desejo de engravidar, eles eram decorados e entregues para a fertilização do lar. Esses rituais deram origem a de troca de ovos de Páscoa que conhecemos hoje em dia. Foi só no século XVIII, na França, que o cacau foi inserido na história.

Eram retirados a clara e a gema dos ovos e inserido o chocolate dentro da casca oca, após esse processo os ovos eram escondidos para as crianças acharem. A brincadeira acontece em muitos países até os dias atuais e é conhecida como “caça aos ovos”. Apenas no século XIX, com o aperfeiçoamento das técnicas culinárias que ele se tornou inteiro de chocolate, moldado em forma oval e recheado com bombons e tomaram conta da comemoração.

O chocolate tem como principal ingrediente o cacau que tem sua produção concentrada nos estados da Bahia e do Pará, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil é o 7° maior produtor de cacau do mundo, ocupando 620 mil hectares do território nacional.20 mil

Como é feito o chocolate?

O processo de fabricação se inicia com a retirada das amêndoas do fruto, após retirá-las, por ser um fruto rico em gordura e água, ele deve ser exposto ao sol por alguns dias. Após sua secagem chegou a hora de torrá-los, este é o processo em que há uma grande contribuição para o desenvolvimento do sabor, depois de torrados é feita a moagem da semente em equipamentos próprios para a confecção do chocolate (também pode ser em um processador de carnes ou em um triturador).

Agora ficou simples, após esses passos é só misturar açúcar refinado e leite à farinha de cacau, esse passo que definirá se seu chocolate será meio amargo ou ao leite, para isso você apenas deve se ater às dosagens dos ingredientes.

Por último, é necessário dar um “choque térmico” no chocolate, colocando-o em superfície gelada e seca, ele deve ser trabalhado até alcançar a temperatura de 28° graus, depois de atingir essa temperatura ele pode ser informado ou moldado da maneira que desejar.

Esse produto é fonte de renda de muitas famílias

A produção deste item é fonte de renda para muitas famílias, o número de microempreendedores que atual na fabricação e venda de chocolates cresceu. Segundo o levantamento do Sebrae, houve um crescimento de 57% novas empresas nesse setor no ano de 2021. Com a Páscoa chegando já se pode ver uma grande movimentação nas vendas desse produto tão amado por tantas pessoas, você encontra uma variedade no mercado: ovos recheados com todos os sabores, de todos os tipos e todos os tamanhos.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como surgiu os ovos de Páscoa, pode comer sem medo e compartilhar com seus essa curiosidade histórica.