Oportunidades > Empreender, Oportunidades

Pandemia acelerou a conectividade no campo

A pandemia da Covid-19 acelerou o uso de tecnologias em diversos setores da economia, incluindo o agronegócio. Profissionais do meio rural não ficaram de fora, pois estar conectado significou melhorar e agilizar diversos processos durante este momento pandêmico.

Esta tônica foi evidenciada na 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, que teve como um dos principais objetivos apresentar os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus, entre os agricultores e criadores.

De acordo com a pesquisa, 91% das propriedades dedicadas a atividade da pecuária possuem alguma conexão de Internet, inclusive via rádio ou outras formas, enquanto 88% das fazendas especializadas na agricultura também estão conectadas.

O fato é que a pandemia contribuiu para uma digitalização mais rápida e, por conta do acesso digital, muitas famílias, que antes se dividiam entre o campo e as cidades, puderam se estabelecer totalmente nas propriedades rurais, por conta da boa conectividade que foi implementada nas áreas rurais.

Para o acesso a esses grupos online, a pesquisa ABMRA informa que a grande maioria dos produtores rurais possui um aparelho smartphone (94% dos entrevistados). Em 2017, esse número representava 61%.

Impactos da chegada do 5G ao campo

A pesquisa da ABMRA ocorre em um momento em que a chegada da tecnologia 5G no Brasil vem sendo tema de destaque no setor rural, ganhando espaço em audiências públicas que debatem a conectividade no campo. O assunto tem sido discutido por um grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que acompanha a implantação do 5G no Brasil.

O foco principal do grupo é analisar e elaborar planejamentos estratégicos para que essa tecnologia possa beneficiar o setor rural do País. A conectividade tem papel fundamental para os produtores rurais. Isso porque é por meio dela que as demais inovações podem ser aplicadas nessas áreas, melhorando a produtividade, a qualidade dos produtos desse segmento e reduzindo os custos de produção.

E, com a tecnologia 5G, existe a possibilidade de se trabalhar com um volume de dados maior em comparação à 4G. A expectativa é que a tecnologia 5G revolucione o setor.

Importância da conectividade no campo

São inúmeras ações inovadoras para o meio rural, desde a criação de startups, utilização da inteligência artificial, melhorias na gestão de maquinário e monitoramento do funcionamento, entre outros benefícios.

Na pecuária, os gados também podem ter os comportamentos monitorados, por exemplo. No comércio, a tecnologia também tem vez. O e-commerce é uma tendência que conecta produtores e consumidores de qualquer parte do País em questão de segundos.

Fontes:

https://abmra.org.br/pesquisa-abmra/

https://www.qualittas.com.br/blog/index.php/entenda-a-importancia-da-conectividade-no-campo/

https://summitagro.estadao.com.br/tendencias-e-tecnologia/conectividade-na-zona-rural-impactos-da-chegada-do-5g-ao-campo/