O AGRO BRASILEIRO

O AGRO BRASILEIRO

O Agronegócio – ou o Agro, como passou a ser chamado – é a denominação dada à cadeia produtiva relacionada à agricultura e à pecuária, incluindo todas as culturas agrícolas e espécies animais de produção, como o gado de corte e de leite, suínos, aves e até peixes. Tudo o que se origina no campo é considerado Agro, por isso esse setor é imenso, extremamente importante para a economia do Brasil e representa cerca de 23% do nosso PIB. Tudo tem um pouco do Agro: os alimentos, as roupas, os livros, os móveis e até o biocombustível. A cadeia produtiva do setor é bem extensa e congrega diversos segmentos de negócios, categorias de produtos e áreas profissionais, que estão presente antes, dentro e depois da porteira das propriedades rurais, chegando até o consumidor urbano.

A EXTENSÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO AGRO
O AGRO GANHOU RELEVÂNCIA E IMPORTÂNCIA NO BRASIL

Há cerca de 50 anos o Brasil se encontrava em uma posição vulnerável de importador de alimentos para atender ao déficit existente na demanda interna. O País precisava comprar muitos produtos agrícolas de todo o mundo. O meio rural e o campo não eram bem retratados e nem tinham o reconhecimento e a importância que vemos hoje.

Um anúncio de empreendimento imobiliário, premiado pelo Anuário do Clube de Criação, na década de 1970, mostra bem como o Agro tinha uma imagem pouca valorizada. “QUANDO O CAMPO É POBRE, A ESPERANÇA VEM MORRER NA CIDADE.”

“Um dia o homem do campo se cansa da dureza da terra e da dureza da vida, junta as últimas esperanças e vem para a cidade.”

Estratégias usadas a partir dos anos 70 pavimentaram o caminho e levaram o Brasil à uma posição de destaque mundial. Esse resultado notável é fruto da visão e do trabalho árduo de produtores e produtoras que arregaçaram as mangas, botaram as mãos na enxada e no laço e, à custa de muito suor, mudaram completamente a situação do Agro nacional. De compradores passamos a ser grandes provedores de alimentos para o estrangeiro.

Soma-se à dedicação dos produtores, o trabalho incansável de pesquisadores, técnicos e das industrias, que investiram em pesquisa e em tecnologia que ajudaram a impulsionar o setor e os negócios.

Está muito enganado quem ainda pensa no campo e no Agro imaginando aquela folclórica imagem do personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato. Atualmente o campo está conectado com o que há de mais avançado no mundo: tem trator com cabine que mais parece um caça supersônico com tantos botões e inovações tecnológicas, tem produtor que monitora sua plantação com drones e muito mais.

Hoje, mais do que nunca, o Brasil é Agro. Somos todos Agro e precisamos valorizar essa que é a maior riqueza da nossa nação.

O BRASIL É UM DOS LÍDERES MUNDIAIS DO AGRO

1º Produtor Mundial de Soja

1º Produtor Mundial de Cana de Açucar

1º Produtor Mundial de Laranja

1º Produtor Mundial de Café

2º Produtor Mundial de Bovinos

2º Produtor Mundial de Aves

4º Produtor Mundial de Suínos