Oportunidades > Familia, Oportunidades

Horta em casa: confira quais são 3 hortaliças ideais para plantar no verão

O consumo de hortaliças orgânicas cresce cada vez mais entre os consumidores que buscam uma alimentação mais saudável e uma melhor qualidade de vida.

Muitas pessoas optam por ter sua própria horta em casa, onde pode ser feita no quintal ou até mesmo em vasos. Mas antes de começar qualquer plantio, é necessário verificar quais são as hortaliças que deseja plantar, e entender quais são as mais adequadas na estação do momento.

Por exemplo, cada vegetal se adapta melhor a uma estação específica, ou seja, no verão há algumas opções mais indicadas por serem mais tolerantes ao calor excessivo e suportar maior exposição ao sol.

Hortaliças mais indicadas para o cultivo no verão

As hortaliças são as mais indicadas para estação por se adaptarem melhor ao calor, a exemplo das: beterrabas, almeirões, rúculas, salsa, coentro e couve manteiga. Porém mesmo sendo mais tolerantes ao calor, podem sofrer alguns danos pela alta exposição ao sol, a muita chuva e por isso, também precisam de dedicação nos cuidados.

1. Beterraba. Para o cultivo da beterraba, a temperatura do local deve ser no máximo 29° C, tendo um solo mais úmido, rico em nutrientes e recebendo diretamente a luz solar por pelo menos 6h diárias.

Se preferir plantar em um vaso, é necessário que o mesmo tenha aproximadamente 40 cm de profundidade para um bom desenvolvimento da raiz.

2 . Couve. As folhas são extremamente nutritivas e podem ser plantadas por meio de mudas (para quem deseja um crescimento mais rápido), ou por meio de sementes, que são jogadas diretamente no solo, no qual deve estar sempre úmido para um efetivo plantio.

O espaçamento entre as plantas, deve ter entre 50 a 70 cm para que tenham uma boa ventilação entre elas. O ideal é que seja regado de 3 em e 3 dias.

3. Salsa. Uma erva aromática muito utilizada na culinária. O seu cultivo é simples, mas ela necessita de um clima mais ameno, não resiste às geadas, pode ser uma ótima opção para ser cultivada dentro de casa.

O solo deve ser mantido úmido, em um pequeno vaso de 20cm e de preferência junto a uma janela, pois necessita de aproximadamente quatro horas diárias de exposição à luz solar.

As regas precisam ser feitas diariamente, e a colheita é feita quando os galhos chegam a 12cm, e o galho deve ser cortado inteiro, deixando o restante a 2 cm do solo.

Cuidados básicos para cuidar da sua horta

Antes de começar a plantar, certifique-se de que o solo esteja adequado, seja no canteiro ou no vaso, com a drenagem correta e que haja uma quantidade ideal de terra .

A luminosidade é essencial para o desenvolvimento das folhagens, porém evite o excesso de exposição ao sol e de água, pois também podem ser prejudiciais em grande quantidade.

Com as precauções e necessidades básicas, sua horta se desenvolverá de maneira eficaz, já que precisa ser regada com equilíbrio e de preferência no horário da manhã ou fim de tarde. Também é recomendável que as plantas estejam à sombra em uma parte do dia, ressaltando que o excesso de sol pode ser prejudicial.

Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas principalmente em algumas regiões paranaenses, é importante que a horta seja coberta para proteção contra estiagens.

Lembrando que para o cultivo de hortaliças em vasos, é importante que haja furos no fundo dos mesmos e assim ocorra a drenagem correta.

Em meio a todos os benefícios de ter sua própria horta, continue cultivando novas hortaliças e separando um tempo no seu dia a dia para dedicar-se, e assim sempre terá boas opções para uma alimentação rica em nutrientes e ser mais saudável.

Fonte: Globo.com