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Frutas e crianças: opção de lanche saudável e para qualquer hora

Introduzir uma alimentação saudável na rotina das crianças é um desafio grande para os pais. As opções de lanches e petiscos com embalagens atrativas e práticas são soluções fáceis para a correria do dia a dia, mas você já parou para pensar que temos na natureza uma opção bem mais saborosa, saudável e fácil de manusear?

As frutas são importantes fontes de vitaminas e minerais, que nessa fase de crescimento e desenvolvimento são essenciais, principalmente para evitar as carências nutricionais.

De acordo com o “Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores De 2 Anos”, um documento oficial do Ministério da Saúde, a alimentação das crianças deve ser variada e colorida, considerando os diferentes grupos de alimentos.

O Brasil é um país com uma diversidade rica de opções de frutas, que podem ser encontradas ao longo do ano e servem como um lanche saudável, gostoso e nutritivo para os pequenos.

Frutas como abacate, abacaxi, acerola,  ameixa,  banana,  figo,  goiaba,  laranja,  tangerina (também conhecida como bergamota ou mexerica),  maçã,  mamão,  uva e outras são alimentos com muitas fibras, vitaminas e minerais, além de possuírem substâncias que protegem contra doenças e serem muito gostosas e refrescantes.

Todas as frutas podem ser oferecidas às crianças. Como a quantidade e a variedade das vitaminas e minerais é muito diferente de uma fruta para outra, é bom variar. Uma sugestão é dar preferência às frutas da região e comprar as da estação (da época), quando estão mais saborosas e baratas.

Mas fique atento: a criança tende a repetir o comportamento de seus pais e cuidadores. Por isso, se você quer que o pequeno inclua as frutas na alimentação diária é importante que elas façam parte do dia a dia da família, o que colabora com a melhora da qualidade de vida de todos!

Quer entender mais sobre o consumo de frutas, qual escolher e como armazenar? Acesse um guia rápido desenvolvido pelo Ministério da Saúde com dicas interessantes!

(https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/guia-para-escolher-e-armazenar-frutas)

Referência

Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos – http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf

http://www.blog.saude.gov.br/geral/34463-alimentacao-infantil-conheca-os-mitos-e-verdades