Oportunidades > Familia

Especialidade do dia: energia para o corpo

Aprenda a estruturar um cardápio equilibrado e com bastante energia para sua família

Uma rotina repleta de tarefas, como trabalho e afazeres domésticos, por exemplo, exige que as pessoas tenham em estoque uma certa quantidade de energia. Isso contribui para melhorar a produtividade e a disposição ao realizar as atribuições do dia a dia. A principal fonte dessa energia para o nosso corpo é a alimentação.

Quando se fala em alimentos que são capazes de fornecer energia, a primeira categoria que vem à cabeça são os carboidratos. Eles, porém, não são os únicos que conseguem suprir a nossa necessidade energética diária. Com um cardápio equilibrado e variado, você e sua família terão muita disposição para realizar todas as tarefas.

Com isso em mente, trazemos neste espaço dicas para te ajudar a estruturar a sua alimentação!

O primeiro, e talvez o mais importante, ponto a ser abordado é a água. Ela não é uma fonte de energia propriamente dita. Porém, é o meio pelo qual os nutrientes dos alimentos são transportados no nosso organismo. Beber água ao longo do dia sempre será uma boa ação para o corpo.

Café da manhã: início da jornada energética

Você, provavelmente, já deve ter ouvido a famosa frase “Café da manhã é a refeição mais importante do dia”. Segundo a nutricionista Danusa Yanes, em reportagem para o G1, é essencial que a primeira refeição, o chamado desjejum, seja nutritiva, para repor as taxas de vitamina C e de glicose que diminuíram em virtude da noite de sono.

Frutas, nesse cenário, são muito bem-vindas. Elas possuem açúcar próprio e ajudam as pessoas a despertarem e a manter estável o nível de açúcar no sangue. Adicionando iogurte à fruta de sua escolha e batendo essa mistura num liquidificador, você cria um smoothie, que auxilia a regular a liberação de energia.

Outro alimento que merece destaque é o ovo. Fonte de proteínas, ele pode ser cozido e servido de diversas formas durante a semana. Uma das opções é servir ovos mexidos com pão integral, cujos carboidratos também atuam como fonte energética para o café da manhã.

Almoço: energia para toda a tarde

Arroz e feijão são dois componentes característicos do cardápio do brasileiro quando o assunto é almoço. Essa combinação, além de conter os nutrientes necessários para a obtenção de energia, fornece proteínas completas, responsáveis pela construção dos tecidos do organismo e pelo reforço da imunidade e pela manutenção das células.

Compor o seu prato com carnes, legumes e verduras também vai te ajudar no objetivo de aumentar o estoque de energia. Cortes de bovinos, aves e peixes são ricos em proteínas e os dois últimos contém menos gorduras.

Jantar: hora de pegar leve

Depois de ter realizado todas as tarefas da sua rotina, é hora de preparar o seu corpo para dormir e descansar. Priorize alimentos que contenham menor quantidade de gorduras. Carnes grelhadas, verduras e legumes cozidos fornecem toda a energia que você precisa até o momento de deitar na cama e repousar.

Pratos com cenoura e brócolis são importantes aliados para balancear o nível de açúcar no sangue e a quantidade de nutrientes ingeridos para obter energia.

Nos intervalos entre as refeições principais, comer uma fruta vai ajudar a sustentar seu estoque de energia para realizar todos os seus afazeres e compromissos.

Baseado nessas dicas, agora é a hora de você usar a sua criatividade para estruturar cardápios variados para dar energia a toda sua família.

Fontes:

https://boaforma.abril.com.br/dieta/cardapio-equilibrado-para-ganhar-saude-e-energia/

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/qual-a-refeicao-mais-importante-do-dia-saiba-quando-comer-mais-ou-menos_a9352/1#:~:text=Caf%C3%A9%20da%20manh%C3%A3%20%C3%A9%20mesmo,energia%20necess%C3%A1ria%20para%20o%20dia&text=%22Pela%20manh%C3%A3%2C%20depois%20de%20passarmos,a%20principal%20refei%C3%A7%C3%A3o%20do%20dia.

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/10/19/7-alimentos-que-ajudam-a-controlar-a-glicemia.htm

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/10249-jantar-balanceado-deixa-seu-metabolismo-mais-rapido

https://cuidai.com.br/alimentos-energia/#:~:text=Alimentos%20como%20carnes%20brancas%20(como,fonte%20de%20magn%C3%A9sio%20e%20creatina.

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-arroz/

https://www.ecycle.com.br/3235-alimentos-que-dao-energia.html

https://www.sonutricao.com.br/conteudo/micronutrientes/p9.php#:~:text=A%20necessidade%20de%20ingest%C3%A3o%20de,a%201%2C5mL%20por%20quilocaloria.

https://comunidade.rockcontent.com/dieta-da-produtividade/

https://boaforma.abril.com.br/dieta/cardapio-equilibrado-para-ganhar-saude-e-energia/

https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/clinipam/guia-da-saude/noticia/2019/05/15/por-que-o-cafe-da-manha-e-a-refeicao-mais-importante-do-dia.ghtml