Oportunidades > Empreender

Dicas para empreender no agronegócio

 

Setor busca cada vez mais investimentos em inovação, marketing e tecnologia

O agronegócio é um dos segmentos mais importantes da economia brasileira e movimenta milhões de reais todos os anos. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 2,78% em outubro de 2020 em relação ao mesmo mês de 2019, e acumulou alta de 16,81% nos primeiros dez meses de 2020 na comparação com igual período do ano anterior.

De acordo com pesquisadores do Cepea, o forte crescimento do PIB agropecuário reflete, pelo lado da oferta, a produção recorde de grãos na safra 2019/2020 e as expansões de produção de suínos, aves, ovos e leite. Por outro lado, reflete o forte avanço dos preços agropecuários reais, resultado dos aumentos expressivos na demanda, tanto externa quanto doméstica, e do alto patamar da taxa de câmbio.

Mesmo sendo um mercado considerado tradicional e conservador, cada vez mais os empresários da agricultura e da pecuária percebem a necessidade de modernização. Para que o agronegócio continue despontando é necessário investir em inovação, marketing e tecnologia. Isto permite que se mantenham competitivos e atendam às exigências dos consumidores.

Esse cenário faz com que surjam diversas oportunidades para quem deseja empreender no setor. De modo geral, isso exige muito estudo e dedicação, independentemente da área na qual você deseja entrar. No agronegócio não é diferente. No entanto, com alguns cuidados iniciais, você aumenta as chances de ser bem-sucedido. Confira algumas dicas:

Escolha por afinidade

O agronegócio consiste na rede que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva vinculada à agropecuária. Portanto, existem dezenas de segmentos que você pode escolher para começar a empreender. Os critérios que devem direcionar sua decisão precisam combinar o seu conhecimento técnico e a afinidade pelas atividades desenvolvidas pela sua futura empresa. Assim, você terá mais segurança para enfrentar os desafios e se destacar.

Pesquise o mercado

Escolher o foco ou o propósito do seu empreendimento, frente a tantas opções, pode ser extremamente desafiador. Por isso, você deve realizar uma pesquisa de mercado para coletar dados e informações que embasem sua decisão.

Converse com quem entende

Outra ação importante que você pode tomar, antes de empreender no agronegócio, é conversar com quem já atua nesse setor. Procure por profissionais que trabalham em empresas do ramo ou empreendedores que já tenham experiência prática no mesmo segmento. Tente extrair deles tudo o que fizeram para enfrentar as incertezas e vencer as maiores dificuldades. Assim, você conseguirá coletar informações essenciais, que mostrarão se é o tipo de empreendimento que realmente deseja e se as atividades desenvolvidas serão prazerosas.

Fique de olho na tecnologia

A tecnologia chegou ao campo e contribui para aumentar os resultados do agronegócio no Brasil. O maior reflexo disso é o surgimento de várias startups dedicadas a produzir inovações para esse segmento – as chamadas agtechs. Elas utilizam a tecnologia em diversos setores. Atualmente, há mais de 182 agtechs ativas no país, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups, Abstartups. Esses negócios são voltados a solucionar questões agrícolas com inovação e medidas disruptivas. Desde tecnologias ligadas a equipamentos do campo até a otimização de tempo, melhoria de sementes, fertilizantes e irrigação, mecanização da lavoura, utilização de drones, GPS, sensores e aplicativos.

Invista em pequenas propriedades

Nem só de grandes plantações vive o agronegócio. Por exemplo, nos últimos anos, o Governo Federal criou diversos programas para auxiliar pequenos e médios produtores rurais. Assim, ajudando a se modernizarem e aumentarem suas produções. Portanto, se você tem uma pequena propriedade ou pensa em adquirir uma, existem diversas oportunidades que podem ser aproveitadas.

Desafios e oportunidades

Para quem deseja iniciar um empreendimento no agronegócio, existem diversos desafios a serem vencidos. Inclusive, nos próximos anos, motivados por fatores diversos. Por exemplo, a diminuição do número de pessoas morando no campo; as demandas ambientais e os novos padrões de consumo nas grandes cidades.

Confira mais dicas e orientações no site do Sebrae MG, além dos principais desafios e oportunidades para quem deseja investir no agronegócio.

Fonte:

https://sebraemg.com.br/blog/dicas-para-empreender-no-agronegocio/