Cultivar e preservar? Conheça a Agrofloresta

Sistema de produção de alimentos associado à conservação florestal promove benefícios econômicos e ecológicos

Agrofloresta é um sistema de produção inspirado na dinâmica dos ecossistemas naturais, nos quais espécies florestais perenes são plantadas junto com cultivos agrícolas e criações de animais. Um Sistema Agroflorestal, comumente chamado pela abreviação ‘SAF’, busca conciliar a produção de alimentos com a recuperação de áreas degradadas, promovendo benefícios econômicos e ecológicos, ajudando a diminuir o desmatamento e a otimizar o uso da terra.

As principais vantagens da agroflorestal, frente à agricultura convencional, é a recuperação da fertilidade dos solos, com redução de erosão, aumento da infiltração de água, e consequentemente, a conservação de rios e nascentes. Destaca-se ainda o aumento da diversidade de espécies, privilegiando o controle natural de pragas e doenças; e a diversificação da produção, de modo que o agricultor não dependa de um só mercado, promovendo um desenvolvimento mais sustentável das áreas rurais com a integração de espécies nativas, entre outros benefícios.

O sistema de produção de uma agrofloresta imita o que a natureza faz normalmente, com o solo sempre coberto pela vegetação e com muitos tipos de plantas juntas. Nos Sistemas Agroflorestais, encontramos uma mistura de culturas anuais, árvores perenes, frutíferas e leguminosas, além de criação de animais e a própria família de agricultores, em uma mesma área.

Essa integração entre floresta, agricultura e criação de animais oferece um caminho para enfrentar os maiores desafios do planeta, incluindo a degradação de solos agricultáveis e as mudanças climáticas, mitigando o risco de colapso dos sistemas produtivos. Além disso, as árvores podem servir como fonte de renda, uma vez que a madeira e os frutos podem ser explorados e vendidos. A combinação desses fatores encaixa as agroflorestas no modelo de agricultura sustentável e resiliente.

Os sistemas agroflorestais se aplicam a todos os biomas brasileiros e a diferentes maneiras de produção. Desde a agricultura familiar, de pequena escala ou artesanal, até o cultivo de grandes culturas, mais tecnificadas e mecanizadas, em grande escala.

Classificação dos Sistemas Agroflorestais

Os sistemas agroflorestais têm sido classificados de diferentes maneiras a partir de seu modo organizacional. De acordo com sua estrutura espacial, desenho no tempo, importância agronômica relativa e a função dos diferentes componentes, objetivos da produção e características socioeconômicas predominantes.

Existem inúmeros arranjos e composições de sistemas agroflorestais no mundo. No Brasil, alguns dos principais são agrossilviculturais, que combinam árvores (silvicultura) com cultivos agrícolas anuais ou perenes; silvipastoris, que unem árvores e pastagens (animais) e os sistemas de enriquecimento de capoeiras com espécies de importância econômica (a cabruca). E ainda podem ser classificados quanto a sua função agrícola:

– sistemas agroflorestais sequenciais: são os cultivos que há uma sucessão tanto de temporárias para anuais, temporárias para temporárias, ou perenes para perenes, criação do sistema com manejo de floresta.

– sistema silvícola rotativo: Sistema de aproveitamento de clareiras de capoeiras de pós pastagem com cultivos de culturas de com banana, guaraná, mogno, jabuticaba dentre outras;

– sistema Taungya: Taungya significa cultivos de encosta, hoje o termo é usado para identificar cultivos utilizados na fase de início até o estabelecimento do cultivo de madeira;

– sistemas agroflorestais simultâneos: É o consórcio de culturas de cultivos de: madeira, frutíferas, hortas, pecuária;

– sistemas complementares: cercas vivas e cortinas quebra-vento: fileiras de árvores para delimitar uma propriedade ou gleba ou servir de proteção para outros componentes e outros sistemas.  São considerados complementares às outras duas categorias, pois podem estar associados a sistemas sequenciais ou simultâneos.

 

Fontes:

https://ipoema.org.br/conceitos-de-agrofloresta/

https://www.pretaterra.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agrofloresta

https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/saiba-como-funciona-os-sistemas-agroflorestais-e-descubra-o-que-e-uma-agrofloresta/

Crédito da foto: Divulgação PRETATERRA