Oportunidades > Empreender

Cresce o mercado de inovação no agronegócio

A transformação digital no agronegócio está presente em todos os setores da cadeia produtiva. Tecnologias desenvolvidas para o campo têm sido importantes para ajudar o segmento a superar desafios de produtividade e rentabilidade. Com isso, o número de empreendedores em inovação no agronegócio cresceu no país.

Pelo Brasil, hubs de inovação fomentam o desenvolvimento de tecnologias para o setor, conectando empreendedores, agtechs, universidades, entidades e órgãos governamentais.  Um exemplo é o Conexa, o primeiro hub de inovação agro no Centro-Oeste. O ecossistema faz parte do Grupo Siagri, companhia que desenvolve softwares para o agronegócio desde 1998 e no último ano, viu sua operação de inovação para o segmento se consolidar através do crescimento representativo de suas startups e o desenvolvimento de novas frentes de inovação que serão lançadas em 2021.

Hubs atraem empreendedores com potencial de investimento 

O Brasil é referência no agronegócio mundial. Em 2020, o país liderou a produção de grãos, com supersafra de mais de 257,8 milhões de toneladas colhidos. Segundo a Conab, em 2021 esse número aumentará ainda mais, podendo chegar a 268,3 milhões de toneladas. Este é um dos fatores que contribuiu para o crescimento do mercado de startups dedicadas ao segmento. Segundo pesquisa da Radar Agtech, em 2019 o Brasil possuía em torno de 1125 agtechs, com atuação na cadeia do agronegócio.

Graças à tecnologia, muitas soluções podem ser usadas de maneira off-line de qualquer lugar. Um exemplo é a startup Agriq, que possibilita a emissão de receitas agronômicas. A plataforma, que pode ser usada pela web e por aplicativo mobile, fornece todas as informações indispensáveis para a emissão da receita. Outra vantagem é que o receituário pode ser assinado eletronicamente, o que agiliza e traz mais segurança para o agrônomo, já que a Agriq atende a legislação de uso e transporte de defensivos agrícolas de todos os estados brasileiros.

A Agriq tem assinatura eletrônica em sua solução da legaltech Assinei. A startup desenvolveu uma plataforma para assinatura eletrônica, digital e gestão de contratos. Sua tecnologia digitaliza o gerenciamento e assinatura de documentos, agilizando processos jurídicos no agronegócio. A Agriq e a Assinei são duas startups que fazem parte do hub Conexa.

Para o CEO do hub, Eduardo Bitu, as agtechs, por estarem no mesmo ecossistema digital, ganham sinergia tecnológica, o que facilita integrações e traz mais acessibilidade aos usuários. Atualmente, o Conexa conta com seis agtechs em seu ecossistema e a expectativa é que este número aumente em 2021.

“As startups estão levando modernização ao campo e simplificando a gestão de negócios. O Conexa continuará abrindo portas a investidores e empreendedores que querem compartilhar ideias e colocá-las em prática, para continuar fomentando o desenvolvimento desse importante setor da economia.” Conta o CEO do hub de inovação.

Fonte: https://agrorevenda.com.br/hub-conexa-do-grupo-siagri-inova-no-agronegocio/