Oportunidades > Familia

Conheça os vegetais que estão na safra no mês de abril

Saber quais são os alimentos que estão em plena safra no mês é uma forma de consumir produtos de qualidade, saudáveis e nutritivos e economizar na hora das compras. Por isso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo indica quais vegetais podem ser encontrados mais facilmente nos mercados, feiras e sacolões no mês de abril. Confira:

Abóbora

Rica em água e de baixo valor calórico (100g de abóbora refogada contém apenas 29 calorias). Em sua composição encontramos betacaroteno, um carotenoide que age como precursor de vitamina A, atuando também como antioxidante, protegendo as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. Além disso, seu consumo previne doenças coronárias e fortalece o sistema imunológico.

Abobrinha

A abobrinha possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibras, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

Cará

O cará é um tubérculo, primo do inhame. É rico em carboidrato, possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente B5 (niacina) e B1 (tiamina), é fonte de fibras solúveis, cálcio, ferro e potássio. É um alimento de fácil digestão e absorção e seu consumo, inclusive, é bastante benéfico para o bom funcionamento do trato digestivo.

Inhame

O inhame é um tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio, destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico

Jiló

O jiló possui grande quantidade de água em sua composição sendo fonte de fibras e possui alguns micronutrientes como: ferro, potássio e vitamina A.

Pepino

Rico em água e com baixo teor de calorias e de gordura, o pepino possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais que garantem uma pele bem cuidada, além disso auxilia a saúde das unhas, olhos e cabelo. É rico em potássio e magnésio, o que favorece a contração muscular e a saúde cardiovascular.


Quiabo

O quiabo é rico em água, fonte de fibras, vitamina A, C, K e B6 e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Além disso, o vegetal é pouco calórico (aproximadamente 22 kcal em 100 g do alimento cozido) e seu consumo pode auxiliar no bom funcionamento intestinal, no aumento da saciedade, no controle da glicemia e no fortalecimento do sistema imunológico.

Alface

Um dos itens mais comuns entre as saladas, pode ser encontrado nas versões lisa, crespa, mimosa, roxa e americana. Tem funções alcalina e desintoxicante, principalmente para o fígado.  Boa fonte de potássio e ferro, a alface tem ainda uma substância chamada lactucina, que ajuda a acalmar e relaxar o corpo. Rica em água, ajuda na hidratação do organismo e tem antioxidantes que protegem as células.

Escarola

A escarola é uma ótima fonte das vitaminas C, E, A e do complexo B, além de conter minerais como o cálcio, potássio, fósforo e ferro, nutrientes que juntos auxiliam no bom funcionamento dos sistemas imunológico, digestório, respiratório e urinário; seu consumo regular também ajuda manter a saúde dos ossos e a prevenir doenças cardiovasculares. Seu sabor amargo, vem da presença da substância inulina, uma fibra capaz de estimular o equilíbrio da microbiota intestinal, ajudando na prevenção do câncer de cólon.

Hortelã

Contém vitamina A, B e C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Age como descongestionante e seu chá é muito utilizado no tratamento da gripe. É uma deliciosa erva aromática muito usada como tempero de carnes, sopas, saladas e pratos árabes.

Rúcula

Vegetal que é rico em potássio, um mineral que aumenta a elasticidade da parede das artérias, contribuindo para a saúde do coração, e fósforo que trabalha lado a lado com o cálcio ajudando a manter a integridade óssea. Possui baixa quantidade de calorias e contém fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal.

Sugestões de receitas testadas pela equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria:

 

>> Pão de inhame

Ingredientes:

4 inhames pequenos (400g)
2 xícaras (chá) de água (480mL)
1/2 xícara (chá) de ricota (60g)
1/2 xícara (chá) de polvilho doce (60g)
1/2 xícara (chá) de polvilho azedo (60g)
3 colheres (sopa) de azeite (45ml)
1 colher (chá) de sal (6g)
Margarina para untar

Modo de Preparo:

Lave, descasque e corte o inhame em rodelas. Em uma panela, cozinhe-o na água por, aproximadamente, 20 minutos, escorra a água, deixe esfriar e reserve. Esfarele a ricota e reserve. Com o auxílio de um espremedor, esprema o inhame em um recipiente e acrescente o polvilho doce e azedo, o azeite, a ricota e o sal. Misture até formar uma massa homogênea. Separe pequenas porções da massa e forme bolinhas com as mãos. Unte uma assadeira com margarina e disponha as bolinhas. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.

Rendimento: 12 porções

Peso da porção: 30g (1 unidade)

Valor calórico da porção: 84Kcal

Tempo de preparo: 1h50min

—————————–

>> Beirute com pasta de hortelã

Ingredientes – Pasta:

8 folhas de hortelã (2g)
1/2 xícara (chá) de ricota (70g)
2 colheres (sopa) de iogurte desnatado (32g)
2 colheres (sopa) de azeite (30ml)
1/2 colher (café) de sal (3g)

Modo de Preparo:

Lave e higienize as folhas de hortelã. No liquidificador, coloque a ricota, o Iogurte, o azeite, as folhas de hortelã e o sal e bata até obter um creme homogêneo e reserve.

Lanche – Ingredientes:

4 folhas de alface americana (66g)
2 pães sírios médios
8 fatias de peito de peru (22g)
4 fatias médias de queijo branco (102g)

Modo de Preparo:

Lave e higienize as folhas de alface. Abra os pães na metade. Passe a pasta de hortelã em toda a parte interna dos pães. Disponha 2 folhas de alface em cada pão, depois as fatias de peito de peru e queijo branco. Feche os lanches e sirva.

Rendimento: 2 porções

Peso da porção: 215g

Valor calórico da porção: 500Kcal

Tempo de preparo: 25min

 

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/conheca-os-vegetais-que-estao-na-safra-no-mes-de-abril/