Oportunidades > Familia

Confira as frutas que estão na época em maio

Em maio, vivemos o ápice do outono, conhecido como a “estação de frutas”, com safras repletas de frutas recheadas de sabor. As temperaturas mais amenas do período enriquecem o sabor das frutas, deixando-as no ponto ideal e podem ser encontradas com mais facilidade em sacolões, feiras e supermercados.

Confira as frutas de maio:

Banana Nanica

Com alto valor nutricional, a banana nanica é rica em carboidrato e muito famosa por ser fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial. Outra informação que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofas e antepastos.

A banana nanica possui o cálcio, as vitaminas A, C (ambas geram energia), B1, B2, B6 e B12 – que acalmam o sistema nervoso-, o magnésio, o ferro – que estimula a produção de hemoglobinas, ajudando quem sofre de anemia -, o ácido fólico, os açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) que com a junção das fibras também geram energia.

Caqui Rama forte

O caqui é uma excelente fonte de vitaminas E e C, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e bom funcionamento do organismo, além de conter minerais como ferro, fósforo e cálcio.

A fruta ainda possui grande quantidade de carotenoides, pigmentos responsáveis pelo tom avermelhado, que favorecem a saúde das células, previnem problemas cardiovasculares e preservam a saúde dos olhos.

O caqui também, é fonte de licopeno, um fitoquímico com importante atuação na defesa do organismo, é rico em fibras, e contém alta concentração de açúcar e frutose.

Kiwi

O kiwi é pouco calórico (cada 100 gramas de kiwi fornecem 67 calorias) e é uma excelente fonte de vitaminas Vitamina C e E, além de conter potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e fibras. A fruta possui, ainda, betacaroteno, compostos fenólicos, flavonoides e clorofilina, substância com ações anticancerígenas e anti-inflamatórias, que auxiliam também na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e no fortalecimento do sistema imunológico.

Mamão formosa

Devido à sua rica composição, o mamão formosa possui muitas propriedades benéficas. A fruta é fonte de vitaminas A e C, muito rica em fibras e contém substâncias capazes de inibir o desenvolvimento de células cancerígenas no intestino. Além disso, possui uma enzima chamada papaína que tem importantes ações anti-inflamatórias e antioxidantes.

Tangerina Ponkan

Também conhecida como mexerica, é uma fruta cítrica com elevado teor de ácido ascórbico (vitamina C), que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Contém fósforo e cálcio, minerais importantes para a saúde de ossos e dentes. Além de apresentar grandes quantidades de fibras, ainda possui alguns bioflavonóides, que agem na proteção das células contra os radicais livres, como hesperidina e naringerina.

>> Sugestão de receita – Shake de caqui

Ingredientes:

2 caquis rama forte (200g)
½ cenoura pequena (106g)
1 limão médio (150g)
1 copo de iogurte natural (200mL)

Modo de Preparo:

Lave e higienize o caqui. Lave, descasque e pique a cenoura.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Rendimento: 2 porções

Peso da porção: 250mL

Tempo de preparo: 15 minutos

Valor calórico por porção: 105 Kcal

 

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo