Oportunidades > Familia

Coentro divide opiniões, mas traz inúmeros benefícios

Erva aromática e medicinal está cada vez mais presente na culinária de todas as regiões do País

Cada vez mais, o coentro (Coriandrum sativum) vem caindo no gosto do brasileiro das regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. No Norte e Nordeste, já é tradicional em preparações culinárias e talvez tenha sido por isso que, aos poucos, veio entrando em outras regiões, trazido pelos costumes das deliciosas comidas nordestina e nortista. No Espírito Santo, também não pode faltar na moqueca capixaba e no Rio de Janeiro em saladas, para dar um gostinho diferente nas folhagens. Em São Paulo, pela diversidade da população da capital paulista, as plantações de coentro se concentram no chamado Cinturão Verde e de lá, ele sai para feiras e mercados. Alguns amam, outros odeiam, mas o fato é que em algumas receitas o coentro é fundamental. Além disso, a erva traz inúmeros benefícios para a saúde.

Rico em vitaminas e minerais, o uso culinário não se restringe aos peixes, como são comumente associados, podendo ser utilizado também em carnes vermelhas, frango, saborizar legumes, sopas e caldos, em saladas e até mesmo no feijão, sempre conferindo um sabor diferenciado que cada vez é mais apreciado pelos turistas do Sul e Sudeste, os quais visitam estas regiões e trazem na bagagem o gosto pela gastronomia destas regiões.

O coentro pode ser consumido in natura ou seco. Ao comprar as folhas, opte por aquelas mais frescas, com cor verde vivo e sem manchas. Além de ser utilizado para dar sabor e cheiro à preparações culinárias e saladas, a erva também pode ser utilizada para incrementar sucos verdes e chás.

Vitaminas e minerais

Baixo em calorias, o coentro fornece uma boa quantidade de minerais como cálcio e fósforo, fundamentais para a manutenção de ossos e dentes; ferro, que combate a anemia; magnésio, que atua em diversas funções metabólicas; e potássio, mineral essencial para os hipertensos e para os praticantes de atividades físicas. Além disso, o coentro conta com boas quantidades de betacaroteno, que contribui para a pele saudável, protege a visão e é importante para os ossos, imunidade, cabelos e unhas.

Dentre as vitaminas, o coentro fresco possui vitamina C, que melhora a imunidade, exerce atividade antioxidante e diminui o estresse, a vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos, vitaminas do complexo B, como o folato, também fornece vitamina A, que ajuda a proteger a visão, e a luteína e a zeaxantina, dois poderosos antioxidantes.

Ação medicinal

Além de erva aromática, o coentro também tem sido utilizado na medicina popular como auxiliar em uma série de condições de saúde, como distúrbios gastrointestinais, pois regula o funcionamento do fígado e ajuda a combater infecções intestinais; ansiedade; perda de apetite; ajuda a controlar a pressão arterial, por ser rico em cálcio, nutriente que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e baixar a pressão; ajuda a desintoxicar e eliminar metais pesados do organismo, como o mercúrio, alumínio e chumbo; e combate infecções intestinais, pois seu óleo essencial tem propriedades antimicrobianas e seus nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

As sementes de coentro sempre foram conhecidas como especiarias de caráter curativo. Na Europa, elas são chamadas de “planta anti-diabética”, na Índia são utilizadas por suas propriedades anti-inflamatórias. Nos EUA, as sementes estão sendo estudadas por sua capacidade de reduzirem o colesterol.

Origem do coentro

Embora esteja chegando por agora em algumas regiões do Brasil, a origem do coentro é milenar, sendo muito usado na região do Mediterrâneo, nos países árabes, asiáticos e africanos. Segundo algumas fontes, já era cultivado na Índia há mais de cinco mil anos e os egípcios antigos já usavam a erva, tanto como planta medicinal, por sua função bactericida, assim como condimento.

 

Fontes: https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/coentro-erva-aromatica-e-medicinal-cada-vez-mais-presente-na-culinaria-de-todas-as-regioes-do-pais/

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-coentro/

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/20334-coentro