Carne de boi faz mal?

As propriedades do popular alimento são sempre questionados e atribuídos como causador de doenças

A carne vermelha é um dos alimentos mais presentes no cardápio dos brasileiros. Não é coincidência que o churrasco é tão popular no nosso país e que 29,3 kg de carne bovina foram consumidos por habitante em 2020, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Porém, existe um mito disseminado entre as pessoas alegando que esse tipo de proteína faz mal para saúde e que ajuda a contrair doenças.

O primeiro ponto de destaque é que a carne de boi é uma das principais fontes de proteína para o corpo humano. De acordo com o artigo Beef: Nutrition Facts and Potential Health Benefits para o portal Nutrition Advance, uma porção de 170g de carne bovina cozida, cuja composição é 80% de carne magra e 20% de gordura, fornece 36,5g de proteína ao corpo.

O consumo da proteína desse alimento promove, portanto, reparação e construção de ossos, pele e cartilagem, construção e manutenção da massa muscular magra, manutenção da energia corporal, além de gerar sensação de saciedade no nosso organismo.

O ganho de massa muscular magra é importante por diversos fatores, como prevenção de doenças cardiovasculares, aceleração do metabolismo, envelhecimento saudável e melhora do desempenho físico.

Outro benefício da carne bovina está no fornecimento de ferro. A mesma porção de 170g de carne vermelha contém 26% da quantidade de ferro que precisamos ingerir por dia. Como consequência disso, o consumo da carne ajuda a prevenir a anemia por deficiência do mineral.

Vitaminas essenciais também são encontradas na carne, principalmente a gama de vitaminas B. A B12, por exemplo, é responsável pela melhora da pele, do sono, da regeneração neural e pelo humor positivo. É possível encontrar praticamente 100% da vitamina B12 necessária por dia em uma porção de 170g de carne vermelha.

Até mesmo as gorduras do alimento são benéficas para o nosso organismo (quando consumidas moderadamente).

Como foi afirmado no início do texto, não é uma coincidência que os brasileiros consumiram mais de 29 kg de carne bovina no último ano. Ela, ao contrário do que muitos disseminam como mito, contribui para prevenir doenças e melhorar o funcionamento do organismo humano.

 

Fontes:

https://www.beefpoint.com.br/11-beneficios-para-a-saude-do-consumo-de-carne-bovina/

https://www.nutritionadvance.com/health-benefits-eating-beef/

https://www.carnecomciencia.com.br/beneficios-carne-bovina/

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Opiniao/noticia/2020/01/os-beneficios-da-carne.html

https://www.hipolabor.com.br/blog/massa-magra/#:~:text=Melhor%20desenvolvimento%20muscular&text=Assim%2C%20o%20ganho%20de%20massa,j%C3%A1%20mencionado%20ganho%20de%20imunidade.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55664305#:~:text=Segundo%20dados%20da%20Conab%20(Companhia,consumo%20j%C3%A1%20havia%20recuado%209%25.