Oportunidades > Empreender

Associação: a união pelo fortalecimento da cadeia

É comum no ambiente do agronegócio que as cadeias produtivas tenham associações que representam a atividade ou grupos que dela fazem parte. Essas entidades têm um papel fundamental na organização e na regularização desses grupos, já que atuam a favor do crescimento e do desenvolvimento das culturas e de seus envolvidos.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as associações são organizações que têm por finalidade a promoção de assistência social, cultural, representação política e defesa de interesses de classe. Essas entidades são Pessoas Jurídicas, formadas pela união de grupos que se organizam para a realização de atividades não-econômicas, ou seja, sem fins lucrativos.

Seu trabalho é focado em promover a união e aumentar as redes de relacionamentos entre profissionais, por meio de eventos e ações direcionadas para a cadeia.

Em uma associação não existe remuneração para seus dirigentes nem distribuição de sobras entre seus associados. O que as mantêm são as contribuições dos sócios ou a cobrança pelos serviços prestados, contratos e acordos firmados, doações, entre outras fontes de recursos.

Mas por que se associar?

Fazer parte de uma associação garante ao participante estar sempre a par das novidades e ter a possibilidade de trocar experiências e informações junto a pessoas que enfrentam os mesmos problemas e desafios em seu campo de atuação.

Outro fator relevante é a possibilidade de participar de workshops, palestras e demais eventos promovidos pela associação, com temas direcionados ao setor de atuação, como legislação e dinâmica do mercado.

A aproximação entre os elos de uma cadeia, promovida pela associação, permite conhecer melhor seu mercado de atuação, pensar em novas estratégias de melhorias e desenvolvimento, além de traçar metas e objetivos reais, baseados nas informações repassadas pela entidade.

Associe-se e comprove como a união faz a força!

Referência

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/associacao-e-estrategia-de-fortalecimento,10e5438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD