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Aproveite os legumes e verduras do mês de fevereiro

Em fevereiro, não deixe de consumir as verduras e legumes que podem ser encontrados com mais facilidade nos supermercados, feiras, sacolões e varejões nesta época. Durante a safra, esses alimentos concentram mais nutrientes e podem trazer ainda mais saúde para as refeições.

Veja algumas dicas selecionadas pelas nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo:

Berinjela  

É originária da Índia, mas se adapta bem ao cultivo em climas tropicais.  É rica em água e potentes antioxidantes que atuam no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce das células e doenças do coração, além de ajudarem no controle do colesterol. Apresenta vitaminas C, B1, B2 e B6 que favorecem o  bom funcionamento do sistema imunológico,  o equilíbrio hormonal e a função hepática.

A berinjela também é fonte importante de minerais, como o cálcio, fósforo e ferro, que contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.  Como o legume é rico em fibra alimentar, ele aumenta a sensação de saciedade e auxilia na melhoria do trânsito intestinal. Com baixo valor calórico, a berinjela é considerada uma boa aliada nas dietas.

Rúcula   

A rúcula é uma verdura de origem asiática e possui uma série de substâncias benéficas à saúde, entre elas destacam-se as vitaminas A, C e K, que colaboram para o fortalecimento da imunidade, a saúde dos olhos, pele, ossos e dentes, a prevenção de alguns tipos de câncer pelo alto poder antioxidante.

Pesquisas também indicam que o consumo regular de vegetais verde escuros podem proteger o fígado de doenças hepáticas. Além de todos esses benefícios, a rúcula ainda é um alimento considerado boa fonte de ferro, potássio, manganês e fósforo, todos os minerais essenciais para o funcionamento do organismo.

Milho verde  

O milho é um cereal muito popular, constituindo a base alimentar de várias culturas. O alimento é rico em carboidratos, o que o torna uma importante fonte de energia. Seu alto teor de fibras auxilia no aumento da saciedade, no bom funcionamento intestinal, no controle da glicemia e no equilíbrio do colesterol. A presença de vitaminas do complexo B beneficia a boa função neurológica. É um produto bastante versátil, utilizado em preparações tanto doces quanto salgadas e é capaz de preservar suas propriedades na forma in natura e processada.

 

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/aproveite-os-legumes-e-verduras-do-mes-de-fevereiro/