Oportunidades > Familia, Oportunidades

Aprenda a cultivar plantas medicinais

A fitoterapia é o tratamento com plantas que tem ação medicinal e aqui você encontra informações sobre para que serve cada planta, como usar, preparar chás, xaropes, banhos de assento, escalda-pés e cataplasmas para ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde como dor de cabeça, gases, hemorróidas, candidíase, impotência sexual e muito mais.

Usadas há muito tempo por nossos antepassados, as plantas medicinais  são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças. Em algumas comunidades, essas plantas simbolizam a única forma de tratamento de determinadas patologias. Estima-se que aproximadamente 80% da população do planeta já tenha feito uso de algum vegetal para aliviar sintomas de alguma doença.

As substâncias encontradas nas plantas que permitem a cura ou tratamento de doenças variam de espécie para espécie e normalmente estão relacionadas com a defesa da planta e com a atração de polinizadores. Essas substâncias, quando possuem ação farmacológica, dão à planta a classificação de medicinal.

As plantas medicinais podem ser cultivadas em casa e possuem um fácil manejo.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) tem um livrinho que mostra como cultivar plantas medicinais, além de trazer uma lista de espécies e características de cada uma.