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Alimentação saudável: saiba como compor um cardápio nutritivo em todas as estações do ano

Aproveite as hortaliças e frutas de cada época para preparar saborosas refeições e surpreender a família

Manter uma alimentação saudável e equilibrada durante todas as estações do ano é fundamental para quem está em busca de uma melhor qualidade de vida. Uma nutrição adequada, além de fornecer bem-estar e energia, ajuda na prevenção e no combate de doenças.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), é recomendável o consumo de pelo menos 400g, ou cinco porções, de frutas e vegetais por dia para garantir uma ingestão diária adequada de fibras alimentares.

Para melhorar o consumo desses alimentos, a Organização sugere a inclusão de verduras em todas as refeições, assim como a ingestão de frutas e hortaliças frescas da temporada.

Use as estações do ano ao seu favor e monte cardápios deliciosos e com ótimo custo x benefício.

 Primavera

A temperatura está mais amena e a digestão se torna um pouco mais lenta. Por isso, aposte em alimentos que podem ser digeridos de forma mais fácil e não se esqueça de hidratar o seu corpo.

Opte por alimentos ricos em vitaminas A e C e que podem garantir o bom funcionamento do organismo. São eles: abacaxi, melão, mamão, manga, melancia, abóbora, batata doce, inhame, abobrinha, berinjela, pepino, agrião alface e couve.

 Verão

Nesta época do ano o fundamental mesmo é a hidratação! Consuma bastante água para garantir o bom funcionamento do organismo e evite alimentos mais gordurosos como as carnes gordas, queijos muito pesados, molhos à base de creme de leite e maionese.

Estão liberadas as frutas: abacaxi, goiaba, carambola, maçã, entre outras. Você também pode investir em verduras e legumes como, por exemplo, berinjela, pepino, pimentão, escarola e espinafre.

Outono

Começam as mudanças climáticas e iniciam as quedas nas temperaturas. Por isso é importante ingerir alimentos ricos em compostos antioxidantes e fortificantes, que são fundamentais para manter a saúde em dia.

Nesta época do ano, faça boas escolhas e opte por beterraba, cenoura, espinafre, soja e aveia. Para opções de frutas, é possível variar entre kiwi, laranja, tangerina, caqui e pera.

Inverno

Dê mais energia para o seu corpo sem deixar de lado as frutas, verduras e legumes! São eles que vão fornecer vitaminas, minerais e fibras alimentares para o organismo.

Para a sua alimentação ficar completa e equilibrada, você precisa consumir cereais integrais, frutas da estação (caju, caqui, morango, uva, entre outros.), além de legumes, como: beterraba, berinjela, cenoura, vagem, entre outros.

Não se esqueça: o prato ideal diário deve conter proteínas, carboidratos, legumes, verduras e frutas. Uma refeição bastante rica e nutritiva pode fazer a diferença na sua disposição para enfrentar as tarefas do cotidiano.

Fontes:

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5964:folha-informativa-alimentacao-saudavel&Itemid=839#:~:text=Uma%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20saud%C3%A1vel%20ajuda%20a,riscos%20globais%20para%20a%20sa%C3%BAde.

https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/conheca-alguns-dos-alimentos-tipicos-da-primavera/

https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/veja-quais-sao-os-legumes-tipicos-desta-epoca-do-ano/

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/saiba-como-manter-uma-alimentacao-mais-saudavel-no-inverno/