Oportunidades > Estudar

Agro em alta: conheça algumas das profissões mais buscadas no agronegócio

No Brasil o agronegócio já se solidificou como o setor mais importante da economia brasileira. Em 2019, por exemplo, foi responsável por 21,4% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país, impactando diretamente a economia, investimentos externos e desenvolvimento interno.

O mercado de trabalho reflete bem essa importância, uma vez que a participação do agronegócio nesse quesito foi de 19,6% em 2019. Segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), a população ocupada no agronegócio brasileiro somou 18,3 milhões ano passado, apresentando uma leve alta de 0,8%, ou 145 mil pessoas na comparação com 2018.

2019 também registrou uma tendência no aumento da qualificação da mão de obra, movimento explicado pela redução do número de pessoas pouco instruídas trabalhando no agronegócio. Tudo isso é resultado da crescente modernização e concentração da produção, assim como do surgimento de oportunidades para uma mão de obra mais qualificada no segmento.

Frente a estes fatos houve uma ampliação de oportunidades para os profissionais do setor e, reconhecendo o aumento da demanda e oferta, destacamos a seguir quatro carreiras que estão sendo, a cada dia mais requisitadas e valorizadas no agronegócio.

Medicina Veterinária

Além das clínicas nas grandes cidades, os médicos-veterinários têm um campo de atuação muito abrangente no agronegócio. Um exemplo são as fazendas, que apresentam diversidade de animais de produção, como os rebanhos da pecuária.

Apenas os médicos-veterinários podem medicar e realizar intervenções cirúrgicas. No agronegócio a presença desses profissionais traz para o produtor e o mercado a garantia de segurança sanitária, saúde e bem-estar do animal.

Zootecnia

O zootecnista lida diariamente com o bem-estar animal, alimentação e manejo e, também, técnicas do campo. Essa é uma profissão relativamente nova no Brasil – o registro do primeiro curso de Zootecnia no Brasil data de 1966 na Pontifícia Universidade Católica (PUC), mas que a cada dia ganha mais importância, formando aproximadamente 3,5 mil profissionais por ano.

Essa valorização se dá diretamente pelo crescimento do agronegócio brasileiro, uma vez que os mercados internacionais estão mais rigorosos quanto aos cuidados com o bem-estar dos animais e a garantia de que os produtos cárneos e derivados que chegam ao consumidor sejam da melhor qualidade.

Ciência e Tecnologia de Laticínios:

A produção nacional de leite em 2019 somou 34,8 bilhões de litros, alta de 2,7% frente ao ano anterior, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, não é surpresa que cresça a demanda por profissionais dedicados ao setor.

Estes são profissionais capazes de desempenhar atividades técnicas aplicadas à cadeia produtiva de leite e derivados, e encontram espaço no mercado de trabalho em empresas de processamento de leite e laticínios, equipamentos, insumos e aditivos para laticínios, consultorias e assessorias.

Agronomia

O agrônomo é um profissional diretamente ligado ao campo e é  indispensável para o agronegócio, uma vez que seu conhecimento abrange diferentes culturas do setor. Além disso, hoje o agrônomo ainda encontra várias oportunidades de emprego em áreas correlatadas, como o marketing e o setor comercial de empresas que fornecem insumos e serviços para o setor.

Com o mercado aquecido e o agronegócio ganhando cada dia mais importância, o agrônomo se destaca por ter conhecimentos de técnicas para aumentar a produtividade das plantações, controle de pragas e, também, na administração das propriedades.

Referência

https://www.cepea.esalq.usp.br/br/releases/mercado-de-trabalho-cepea-ocupacoes-no-agro-fecham-2019-estaveis-com-participacao-de-20-no-total-do-br.aspx

http://senar-ma.org.br/importancia-do-agronegocio-brasileiro/

http://senar-ma.org.br/importancia-do-agronegocio-brasileiro/#:~:text=O%20lado%20positivo%2C%20%C3%A9%20que,da%20cana%2Dde%2Da%C3%A7%C3%BAcar.

https://www.cepea.esalq.usp.br/br/releases/pib-agro-cepea-pib-do-agronegocio-encerra-2019-com-alta-de-3-81.aspx#:~:text=Cepea%2C%209%2F03%2F2020,4%25%20do%20PIB%20brasileiro%20total.

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2014/08/especial-profissoes-do-agronegocio.html

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9107-producao-da-pecuaria-municipal.html?=&t=destaques