Oportunidades > Empreender

Aceleração digital no campo vem para alavancar ainda mais os resultados do agronegócio

Uso de tecnologia contribui para o crescimento do setor no Brasil

Conectividade, tecnologia e inovação. Este combo é fundamental para quem busca praticidade e mais produtividade no dia a dia da fazenda. Atualmente existem diferentes conceitos que colaboram com o avanço do digital no setor. Entre eles está a Agricultura Digital, também conhecida como “Agricultura 4.0”.

O uso de computadores, aplicativos, dispositivos e sensores pode agregar no cotidiano da propriedade, uma vez que estas ferramentas auxiliam inclusive na gestão de negócios. Na prática, o surgimento da Agricultura Digital vem para atender a necessidade do mercado de se atualizar sobre as tendências que surgem no mundo e trazer benefícios ao agro.

Segundo pesquisa desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre as principais tecnologias digitais utilizadas pelos agricultores estão as ferramentas para obtenção de informações e planejamento, de mapeamento e da previsão de riscos climáticos.

A aceleração digital é capaz de levar inúmeras vantagens ao produtor. Com o acesso à informação de forma simples e prática, o agricultor passa a usufruir dessas novas tecnologias, que são capazes de ampliar o acesso a mercados, reduzir custos e agregar valor à produção.

Os agricultores estão em busca de ferramentas que possam ajudar a melhorar o planejamento e a gestão da propriedade, soluções que podem vir principalmente por meio de aplicativos e plataformas web. Outra forma de atender essas necessidades é apostar em tecnologias com técnicas mais avançadas como inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), automação, blockchain, entre outras.

Essas novas possibilidades podem trazer para o negócio um aumento da produtividade, mais eficiência no trabalho, a redução de custos e a garantia de qualidade.

Para quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto, a Embrapa disponibiliza o livro “Agricultura Digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas” em seu site. A edição apresenta o contexto atual da agricultura digital no Brasil.
É possível fazer o download aqui.

Fontes:

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1126213/agricultura-digital-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao-nas-cadeias-produtivas

https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/2925b438ea5be443dc65d516ed32a083/$File/19658.pdf