Oportunidades > Empreender, Oportunidades

A volta dos jovens para o campo

Os jovens produtores estão mais presentes nas decisões da propriedade rural nos últimos anos, é o que indica a 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural, divulgada em maio.

O estudo indicou que, em 2013, a média de idade dos produtores brasileiros ficava em torno de 48 anos. Esse ano, a média da faixa etária é de 46,5 anos. O resultado foi impulsionado pelo aumento da presença de jovens entre 25 e 35 anos, que saltou de 20% para 25% nestes 8 anos.

Desses profissionais, 10% são formados em cursos de educação superior, incluindo pós-graduação, sendo que a maioria nos seguintes cursos: Agronomia, Administração de Empresas e Medicina Veterinária. Nesse cenário, observa-se cada vez mais a presença dos filhos, que trabalham junto com os pais na tomada de decisões da produção rural.

O retorno desse grupo ao campo acaba trazendo um ciclo benéfico para a Agropecuária. Ao mesmo tempo em que os jovens modernizam as relações agrícolas e potencializam o uso da agricultura de precisão, a utilização de novas tecnologias atrai mais pessoas e ajuda a reter a população no campo.

Tecnologia e internet são atrativos

Se um dia a falta de oportunidades de emprego e de estudo afastou os mais novos da zona rural, a pujança econômica e a utilização de equipamentos mais sofisticados atraíram mão de obra mais qualificada para as propriedades rurais. Cidadãos com 30 anos ou menos nasceram após o surgimento da internet e são candidatos naturais às novas vagas abertas.

Ou seja, a introdução de tecnologia no agronegócio tem ajudado esse retorno dos mais jovens ao campo. Aos poucos, as pessoas desta faixa etária optam por fixar moradia ou retornar aos locais de origem – invertendo uma tendência que ocorreu entre os anos 1960 e 2000.

Com isso, uma geração qualificada, conhecedora de novos processos e que aposta na inovação surge para dar um “novo gás” à economia agrícola – em pequenas ou grandes propriedades.

Fontes de consulta:

https://abmra.org.br/pesquisa-abmra/

https://summitagro.estadao.com.br/tendencias-e-tecnologia/tecnologia-atrai-jovens-campo/

https://www.tribunaribeirao.com.br/site/o-jovem-de-volta-ao-campo/