O bem-estar animal faz bem e dá mais lucro

Por: José Luiz Tejon

O mundo ficou mais sensível do que nunca foi. A Câmara Brasil Alemanha realiza nos dias 23 e 24 de novembro o congresso on-line “Don’t Forget the Animals 2021“, não esqueça os animais. Thomas Timm, o vice-presidente executivo da câmara me procurou em 2019 com uma visão clara de que sem saltos evolutivos no aspecto do bem-estar dos animais teríamos muitas dificuldades no comércio internacional da proteína animal. Desde então, teve início esse movimento de consciência animal, onde entramos agora em 2021, trazendo renomados pesquisadores e autoridades jurídicas, políticas, líderes, para um tema que irá orientar decisivamente não apenas as cadeias produtivas do setor de carnes, mas todo agronegócio do antes, dentro e pós porteira das fazendas e granjas: os desafios jurídicos e de sustentabilidade na pandemia de COVID-19.

O Presidente da Câmara Brasil Alemanha, Manfredo Rubens e presidente da Basf irá abrir o evento que terá cerca de 20 palestrantes de renome internacional como Roberto Jaguaribe, embaixador do Brasil na Alemanha; Heiko Thoms, embaixador da Alemanha no Brasil; Dr. Matheus Paranhos um dos maiores especialistas em bem estar animal do Brasil e professor da UNESP; Carmen Pérez, pecuarista exemplo do setor que apresentará o filme “Quando ouvi a voz da terra“, Dr. Jorg Hartung , uma personalidade da Alemanha, e de toda a Europa. As celebridades presentes e a programação e inscrições, podem ser vistas no site: www.ahkbrasil.com.

Os temas incluirão projetos de lei de bem-estar animal; o desenvolvimento na área da proteção animal na Alemanha; a vedação de crueldade na constituição brasileira; advocacia animalista, a sustentabilidade na constituição brasileira e alemã, o biogás originado nas propriedades agropecuárias na mitigação do carbono, e os objetivos do desenvolvimento sustentável do pacto global, meio ambiente, sustentabilidade e conservação da fauna.

O livro Compendium animalis volume 2 será lançado no congresso.

São desafios que podem parecer distantes, mas não. Estão aqui conosco na relação produtores&consumidores. E a grande mensagem é: o bem-estar animal e suas práticas terminam por gerar um bem-estar patrimonial aos produtores e toda sociedade. Dá muito mais lucro a longo prazo.

 

José Luiz Tejon

Mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, e Dr© em Ciências da Educação pela UDE – Universidad de la Empresa, no Uruguai. Professor convidado da Audencia Business School – França (Master Science em Food Management), Coordenador Acadêmico de Programas da FGV In Company.

Jornalista, publicitário formado pela Casper Líbero, autor e conferencista internacional. Presidente da TCA International. Sócio Diretor da agência de publicidade e consultoria Biomarketing. Membro do Conselho de Entidades e de empresas privadas. Administrador com ênfase em Marketing, com especializações na Pace University de Nova Iorque; Harvard, e MIT Nos Estados Unidos. Em liderança tem especialização no INSEAD, da França. Profissional premiado com Top de marketing pela ADVB e outras entidades do segmento publicitário.

Tem forte atuação na mídia, na educação e no universo empresarial. É comentarista da rede Jovem Pan de Rádio, articulista de diversas mídias. Eleito pela Revista Isto É Dinheiro uma das 100 personalidades mais influentes do agribusiness.

Foi Diretor do Grupo O Estado de S. Paulo, da Agroceres e executivo da Jacto S/A. Autor e coautor de 33 livros, incluindo o novo lançamento: “Guerreiros não nascem prontos” (na lista dos Best Sellers 2016) e os Best Sellers: “O vôo do cisne”, “A Grande Virada – 50 regras de ouro para dar a volta por cima”, “O Código da Superação – Uma fascinante jornada além da conquista” – pela Editora Gente e “Elas: Heroínas do Pôr do Sol”, pela Editora Perse. É reconhecido como um dos melhores conferencistas internacionais com ênfase em superação e conta com dois de seus livros já publicados na Europa.

Tejon é considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana. Troféu Great Speaker Olmix em Paris, França. Homenageado pela Massey Ferguson como destaque no agrojornalismo brasileiro 2017. A partir de 1 de outubro de 2015 passou a integrar o Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing e recebeu o Prêmio Destaque Imprensa pela AEASP em 2016.

 

Fonte:

A tarde